Uma tarde de muito conhecimento, descontração que trabalhou a comunicação, oralidade, escrita e, principalmente, a cidadania de maneira lúdica. Assim pode ser definida a entrevista com o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, realizada recentemente na sede da escola Cecília Ax. Alunos do 8º e 9º vespertino, que participam do blogger Cecília Ax em Ação, organizaram uma entrevista coletiva que durou mais de uma hora.
Atencioso, o prefeito respondeu todas as perguntas e prometeu dar uma atenção especial à muitas reivindicações feitas pelos alunos. Uma delas é a reforma do campinho de futebol, localizado no bairro Rio Ferro, um dos principais anseios da comunidade. “Vamos olhar com mais atenção e ver o que podemos fazer para que a comunidade tenha em breve o campinho funcionado”, prometeu Virtuoso. O aluno Enikson Luis de Amorim e Souza, do 8º ano, comentou com o prefeito sobre o grande número de famílias de outros estados que procuram Presidente Getúlio para morar. Questionou se há algum projeto da prefeitura para acolher essas pessoas.
Flávio Luan da Silva, da mesma turma, perguntou para o entrevistado a sua opinião em relação a quem vende e quem compra votos. Gabrielli Amanda Tavares, do 9º ano, abordou a questão da pavimentação que liga Presidente Getúlio a Rio do Sul. Essas respostas, entre outras, você lê abaixo em entrevista completa escrita pelos alunos Diogo Sardgana e Gabrielli Amanda Tavares.
Blogger Cecília Ax em Ação – Como é ser prefeito de Presidente Getúlio?
Nelson Virtuoso – A responsabilidade de exercer esse cargo é muito gratificante, me sinto honrado. Mesmo diante das dificuldades que enfrentamos, buscamos soluções para ajudar nossa cidade. Não é fácil ser prefeito, mas me sinto grato ao povo pela confiança depositada em mim.
Cecília Ax em Ação – Temos alguns problemas com o lixo de nossa cidade. Muitas pessoas, em vez de jogar nas casinhas ou locais indicados, simplesmente deixam espalhados ao redor. Como a prefeitura pode auxiliar nesse sentido?
Virtuoso – Fazemos o possível para não haver lixos nas ruas. Ficamos tristes quando percebemos que há pessoas que não respeitam os depósitos de lixo. Pedimos para os moradores levarem o lixo no dia em que caminhão passa para recolher. Estamos planejando também containers para ser colocado o lixo eletrônico, pois se deixar por aí, vai prejudicar a natureza.
Cecília Ax em Ação – Há algum projeto para amenizar o problema de enchente em Presidente Getúlio?
Virtuoso – Temos um canal muito importante que extravasa água para controlar as cheias, mas como vivemos em uma bacia hidrográfica, muitas vezes o canal não consegue aguentar. Nossa meta é abrir mais um canal, que poderá desviar uma quantidade de água maior.
Cecília Ax em Ação – Uma das maiores reivindicações é a pavimentação total da via que liga Presidente Getúlio a cidade de Rio do Sul. Como está a obra?
Virtuoso - As obras estão caminhando bem. O Governo do estado através do Deinfra se comprometeu a liberar os recursos para a continuidade da obra, mas ainda não efetuou o pagamento. Mesmo assim, a empreiteira não paralisou os serviços de execução. Mais um trecho receberá a pavimentação nos próximos dias. Faltará somente a parte da serra que ainda não tem o projeto.
Cecília Ax em Ação– O que foi feito em prol da saúde em Presidente Getúlio, em seu mandato?
Virtuoso - Há médicos em todos os postos de saúde e agora aumentamos o número de exames feitos por mês. Nosso problema maior é com os medicamentos. Compramos, mas às vezes as empresas atrasam a entrega. Estamos procurando corrigir isso. Também estamos tentando melhorar ainda mais o atendimento no hospital Maria Auxiliadora. Contribuímos com R$ 84 mil mensalmente à entidade.
Cecília Ax em Ação – Presidente Getúlio recebe muitas pessoas que vem de outros estados e até de outros países, como é o caso dos haitianos. O senhor tem algum projeto para acolher essas pessoas?
Virtuoso – Nós entendemos que essas famílias vêm em busca de uma vida melhor, cheia de sonhos. Queremos acolhê-las da melhor forma possível. Estamos planejando cursos para qualificação na área têxtil que serão ofertados a todos, inclusive para as pessoas que vem de fora. Quando elas chegam à cidade, também podem pedir cesta básica para auxiliar no início da nova vida. Porém, é necessário um cadastro na Secretaria de Serviço Social.
Cecília Ax em Ação - Uma das maiores reivindicações é a reforma do campinho, no bairro Rio Ferro. Ele funcionava, mas agora está abandonado. O senhor tem algo a nos dizer?
Virtuoso – Vou marcar como uma das prioridades para ver como podemos reformar e contemplar a comunidade, principalmente os jovens.
Cecília Ax em Ação – Os jovens da cidade reclamam que precisam de locais para a prática de exercícios. O senhor tem algum projeto em relação a esporte?
Virtuoso – Temos alguns projetos que contemplam reformas de parquinhos, construção de um ginásio, pista de skate, academia ao ar livre. Também existe a ideia de construir um novo parque de eventos, pois as festas na cidade estão cada vez mais frequentadas, devido ao crescimento da população.
Cecília Ax em Ação – Qual sua opinião em relação a compra e venda de votos?
Virtuoso– Quem vende seu voto não tem direito de cobrar nada. Quando um candidato compra voto, mostra que não é a pessoa certa para ocupar nenhum cargo político. Precisamos de políticos que tenham caráter e sejam honestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário