quinta-feira, 11 de maio de 2017

Agricultor utiliza da sustentabilidade para cuidar da plantação





Na semana passada, o blogger Cecília Ax em  publicou sua primeira matéria que faz parte de uma série de reportagens que contemplam o turismo em Presidente Getúlio. Em continuidade, apresentamos agora o turismo rural. Equipe do 9º ano vespertino mostra vários lugares bacanas localizados no bairro Ribeirão Sabiá. Uma foma de mostrar a beleza e a produtividade do bairro. Confira abaixo reportagem realizada com o agricultor Lindo Lunelli. 

Claudenir Frare
Leandro Schmeider
Alessandro Pinheiro dos Santos
Diogo Sardgna


            Vida saudável. Este é o lema do agricultor Lindo Lunelli.  Morador do bairro Ribeirão Sabiá, é considerado um produtor agroeconômico, ou seja, não usa agrotóxicos em sua plantação. Preocupado com a crise hídrica, Lindo utiliza como alternativa sustentável  a captação de águas pluviais, ou captação de água da chuva, como é mais conhecida. O uso desta técnica cresce mundialmente em diversas áreas, principalmente na irrigação para produção de alimentos. Até porque é uma tecnologia de baixo custo, de fácil implantação e gera retorno financeiro com a economia de água. Lindo planta alface, repolho, aipim, brócolis, cebola, beterraba, feijão de metro, pepino, tomate e pimentão.  Ele também produz frutas como laranja, jabuticaba, acerola, tangerina, uva, mamão e melão.
Para regar sua plantação, o agricultor  inventou uma “engenhoca” que ajuda muito o meio ambiente.  Ele armazena a água da chuva em uma caixa da água de 1000 litros e molha a plantação por meio de regadores fixados ao solo. “Esse sistema é importante, pois usamos em tempos de seca e economizamos água também”, ressalta.   
Lindo Lunelli também é muito religioso, ajuda na liturgia da Igreja Capela São Paulo e atualmente está cursa a faculdade de Teologia Católica de Santa Catarina. Venha conhecer o Riberião Sabiá e aproveita para conhecer a agricultura orgânica de Lindo Lunelli.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário