Liandra Filagrana
Quando os pais participam ativamente da vida escolar do filho, uma melhora significativa pode ser observada no aluno. Essa participação acontece de várias formas, como o incentivo à leitura e à escrita, acompanhamento da lição de casa, participar das reuniões de pais, mostrar interesse pela rotina do filho. Atitudes positivas valorizam o esforço diário do aluno. Mas vale lembrar que estimular não é fazer a lição por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.
Para Liandra Netto Filagrama, 14 anos, estudante do 8º matutino da Escola Cecília Ax, a tarefa de casa é um momento muito importante para que o estudante reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula, mesmo que algumas vezes é cansativo estudar na escola e ainda ajudar os pais com os trabalhos domésticos. “Muitas vezes bate a preguiça e é melhor sentar, assistir a um filme, fazer um bom lanche. As tarefas ficam para mais tarde. Mas quando minha mãe chega do trabalho, não tem desculpa, logo pergunta da tarefa”, conta. E de fato a estudante conta muito com o apoio da mãe, Patrícia Filagrana, que está sempre preocupada com a vida estudantil da filha. Liandra acrescenta que, quando a tarefa é mais fácil, nem precisa a mãe mandar duas vezes, logo está tudo pronto. Mas quando há questionários ou interpretação de texto, pede um auxílio para Patrícia, que está sempre pronta a ajudá-la.
Patrícia, que é professora e alfabetizadora, afirma que os pais podem e devem ajudar os filhos na interpretação da tarefa, bem como orientar nas pesquisas virtuais, sugerir ideias para o trabalho, mas nunca assumir a responsabilidade. “Me preocupo muito com a vida escolar da Liandra. Sempre acompanho as notas das provas e a auxilio, mas deixo claro que ela precisa ter responsabilidade com seus deveres escolares”, enfatiza. Patrícia também reforça a participação dos professores que precisam verificar os conteúdos das tarefas e ver se realmente vão ajudar no aprendizado. “A tarefa precisa ser de qualidade e ser um complemento do aprendizado. De nada adianta fazer algo que não se compreende. A presença dos pais é essencial na vida dos filhos. Estar sempre ao lado deles, cuidando, cobrando. Assim, os auxiliando para que possam ter sucesso na vida, dentro e fora da escola”, destaca.
Como ajudar as crianças com seus deveres
1. Materiais - Seu filho deve dispor de materiais como papel, lápis, borracha e um dicionário para fazer seus deveres do colégio. Você dever estar atento para ver se necessita de vez em quando algo especial. 2. Leitura - Aproveite para ler quando seu filho estiver fazendo os deveres. Desse modo poderá prestar atenção quando ele necessitar de alguma coisa, e estará dando um bom exemplo a ele.
3. Ajuda - Quando seu filho lhe pedir orientação, oriente-o, mas não lhe dê a resposta. Se você der a ele tudo feito, ele aprenderá que quando tiver alguma dificuldade você solucionará todo o problema para ele.
4. Interesse - Demonstre interesse em colaborar nos seus deveres e dê importância na realização de suas tarefas.
5. Contato - O acompanhamento e as reuniões com os professores mantém o contato entre os pais, filhos e mestres. Assim poderá compartilhar as tarefas e dar melhor seguimento dos seus filhos nos estudos.
6. Organização - Estabeleça com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. Oriente-o para que faça primeiro as mais difíceis, deixando as mais fáceis para quando estiver mais cansado.
7. Descansos - Quando notar que seu filho está cansado, proponha um descanso de dez minutos. Assim poderá voltar com mais concentração aos deveres.
8. Ânimo - Busque sempre o positivo e evite as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação. Os deveres vão se converter em um pesadelo.
10. Correção - Revise os deveres e se assegure de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em saber como andam as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário