Liandra Filagrana
Bruna Caroline Travaglia de Souza
Luana Ribeiro Possamai
Eduarda Dias
Julia Alessandra Dalpiaz Buzzi
Julia Alessandra Dalpiaz Buzzi
Onde está o campinho? Esta é uma pergunta de muitos moradores do bairro Rio Ferro, localizado em Presidente Getúlio. O campo de futebol do bairro, localizado na rua Frederico Eberspacher,
que deveria ser um lugar de lazer para crianças, jovens e até adultos "baterem uma bolinha", hoje é um lugar abandonado, com muito mato e lixo. O local já serviu de cenário para muitas peladas, mas há quatro anos está abandonado, sem uma única manutenção.
que deveria ser um lugar de lazer para crianças, jovens e até adultos "baterem uma bolinha", hoje é um lugar abandonado, com muito mato e lixo. O local já serviu de cenário para muitas peladas, mas há quatro anos está abandonado, sem uma única manutenção.
A aposentada Letícia Faluvarni, 70 anos, torce para que logo possa assistir a garotada do bairro jogar futebol. "Já nos disseram que iriam fazer uma academia, com uma área para crianças e adultos. Porém até agora tudo só ficou nas promessas de campanha", conta.
Muitos moradores da comunidade e até de bairros vizinhos já tentaram arrumar o campinho para que as crianças tivessem um lugar para brincar. Ivone Jacinto Norte, 48 anos, moradora do bairro há 10 anos, conta que que muitos moradores auxiliavam na manutenção, mas devido ao acúmulo de entulhos, desistiram. “Tinha um senhor que ajudou muitas vezes arrumar o campinho, improvisava uma trave, mas agora está muito difícil, tem muito lixo e mato alto", reforça.
Muitos pais das crianças da comunidade gostariam de deixar os filhos mais livres para brincar e contavam com o campinho para que pudessem praticar esportes. Como é o caso da professora Lucilene Vanzuita, 33 anos. “Prefiro que minhas filhas brinquem em casa para a proteção delas. Se tivesse o campinho ou até mesmo um parquinho, seria muito bacana.“ Sem um lugar específico, algumas crianças brincam na rua e ficam expostas ao perigo. "Esses dias vi umas crianças brincando na rua e um motoqueiro quase as atropelou", alerta a moradora Leila Patricia Naffim, 30 anos.
O vereador Ernesto Avancini encaminhou projeto de lei que prevê ao bairro a reforma do campinho e a construção de uma academia ao ar livre. No momento, segundo ele, o projeto está paralisado. O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, garantiu que dará uma atenção especial à reivindicação da comunidade. "Vamos analisar e ver o que podemos fazer para garantir lazer às crianças e jovens do bairro", enfatiza.
Essa reportagem tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades responsáveis para bem o estar da população. Ouvindo os relatos das pessoas entrevistadas, podemos afirmar que a reforma do campinho que foi prometido ao bairro já há muitos anos e que até hoje não foi construída, traria muitos benefícios e conforto, principalmente para os pais, pois assim teriam um lugar para seus filhos brincarem em segurança.
OBS: Entrevista produzida pelas alunas do 8° ano 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário