A casa: um projeto que encanta a garotada
Kaylane Wilhelm Bell
Tayla Zermiani
Kauã Wackerhage
Tayla Zermiani
Kauã Wackerhage
A turma do 2º ano vespertino da Escola de Educação Básica Cecília Ax desenvolve um projeto muito divertido, dinâmico e rico em aprendizagem. “A Casa” é um projeto multidisciplinar coordenado pela professora regente Morgana Leite e tem alcançado resultados positivos entre a turma.
O projeto iniciou em março e envolve as disciplinas de geografia, português e matemática. A professora começou montando um mapa mental da casa dos 23 alunos tendo como ponto de inicial a escola. Eles visualizaram por meio do Google Earth (programa de computador cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído por imagens aéreas). “Localizamos a escola e a casa das crianças. Foi muito divertido. Eles ficaram surpresos ao ver a distância da aluna que mora mais longe, em Ibirama”, conta a professora.
Posteriormente, Morgana trabalhou a planta da casa, mostrou o conceito e reforçou a importância do lar e os tipos de casa. Com a ajuda dos pais, todos desenharam a planta de suas casas. Na aula seguinte, a turminha realizou a tabulação dos dados, levando em consideração a quantidade de cômodos. “Com isto, montamos uma tabela e um gráfico, o primeiro desenvolvido pelos alunos em toda a vida escolar. Eles adoraram e estão ansiosos para realizar outros gráficos”, comemora a professora.
Dentro do projeto, Morgana trabalhou também a música “A Casa”, de Vinícius de Moraes. Os pequenos aprenderam a estrutura da música, como versos, estrofes, rimas, título e cantaram a canção no Dia da Família, evento realizado na escola recentemente.
A professora reforça que o projeto tem continuidade com a rua, o bairro, cidade, pois a geografia ensinada aos alunos deve começar pelo seu cotidiano e evolui gradativamente, assim como o aprendizado dos estudantes. “Como os pequenos se cansam facilmente e para que o aprendizado seja agradável, o projeto foi realizado semana a semana. O sucesso da atividade ocorreu também por conta da parceria dos pais que auxiliaram os filhos nas tarefas”, ressalta Morgana.
A pequena Júllia Ochner Rocha, 7 anos, adorou as atividades do projeto. “Adorei fazer o gráfico, porque conforme o número de cômodo, aumenta o gráfico, foi divertido. Ana Carolina de Jesus Chardong, gostou muito do trabalho da A Casa. Teve a ajuda da mamãe para fazer a planta da casa e adorou o desenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário