















O Círculo da Leitura, projeto
iniciado desde fevereiro da escola Escola Cecília Ax, mostrou desde o início
que tinha todas as chances para dar certo. E de fato a expectativa foi acima da
esperada. O projeto, idealizado pela professora Carolina Carradore, encerrou-se
em novembro e, desde março, foram apresentadas em sala mais de mil obras
literárias. Um verdadeiro sucesso!
O Círculo
da Leitura, realizado nas aulas de Língua de Portuguesa em todas as turmas do 6º
ao 9º ano, consiste na leitura de um livro por aluno durante o período de 30
dias. Na data marcada, cada turma escolhe o lugar que prefere. A intenção é
fugir um pouco das aulas tradicionais. Umas vão para o pátio externo, outras
para debaixo das árvores e algumas preferem a sala de aula. Em um círculo, o
aluno conta o livro que leu e entrega a resenha escrita à professora. Para que
seja uma atividade prazerosa, as obras são escolhidos a critério do estudante;
cabe a professora apenas sugerir aquelas de acordo com a faixa etária.
No segundo
semestre, a metodologia foi modificada e o resultado foi ainda melhor. Os
resumos dos livros foram contados em primeira pessoa, ou seja, o aluno era o
personagem principal do livro. Ele também pôde usar a criatividade como usar
vestimenta ou outro objeto de forma que caracterizasse a história. A aluna
Liandra Filagrana, do 8º ano 1, leu o livro Meu Querido Jhon, do autor Nicholas
Sparks. Ela contou o livro vestida de soldado, uma forma de interpretar John
enquanto escrevia para Savannah, durante sua participação na guerra. Aliás,
Sparks, John Green, Marcos Rey foram um dos autores mais escolhidos pelas
turmas do 8º e 9º ano. O 6º e 7º ano optou pela coleção Vagalume, a série Harry
Potter, Monteiro Lobato, entre outros.
Muito mais do que incentivar o gosto pela leitura, o projeto foi
além. “Nossa ideia foi levar os alunos ao autoconhecimento e ao conhecimento do
mundo em que vivem, por meio da leitura que melhor lhe agrada”, enfatiza a professora.
Ela observou também que o Círculo incentiva o aluno a ler outras obras, por
meio da apresentação dos colegas. “Eles prestavam atenção e ficavam curiosos em
ler. Foi um troca intensa e o mais importante conseguimos: incentivar a leitura”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário